A Natureza à sua mesa

Encravada em um vale às margens da BR 116, Km 57 da Rio-Bahia, a bicentenária Fazenda Lagoa oferece o respeito à Natureza sob a forma de sua Mata Atlântica preservada, nascentes e uma terra que jamais foi contaminada com qualquer ação química.

Devolvemos aos nossos amigos e clientes todo o carinho que a Natureza nos dá sob a forma de alimentos orgânicos produzidos sob o mais rigoroso controle de qualidade e saúde.

Nossa produção é certificada pelo sistema participativo de garantia (SPG) através da AAT - Associação de Agroecologia de Teresópolis.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Orgânicos e nutrição

Recentemente saiu no jornal O Globo uma matéria sobre uma pesquisa feita nos EUA que fazia uma comparação entre a quantidade de nutrientes entre orgânicos e convencionais que concluía que os alimentos orgânicos não são necessariamente mais nutritivos do que os produzidos de forma convencional.  A não ser em relação a quantidade de fósforo em alguns casos. Ao ler somente o título da notícia “Alimentos orgânicos não têm mais nutrientes do que os convencionais” a pessoa pode chegar a concluir que tanto faz consumir orgânicos ou convencionais. O que realmente está em jogo, e abordado de forma superficial somente no final da matéria, é que um dos motivos para consumir orgânicos é a preservação das águas, matas, e, sobretudo da fertilidade da terra. Parece que o foco da pesquisa foi na análise de nutrientes, mas como ficam os herbicidas, fungicidas, inseticidas e outras substâncias químicas venenosas presentes nos convencionais? Qual o impacto de consumir essas substâncias na saúde humana e na saúde do agricultor? É sabido que essas substâncias químicas tem efeito cumulativo no organismo e são um dos fatores responsáveis pelo aumento nas doenças crônicas não transmissíveis, em particular vários tipos de câncer.
 Por falar em substâncias químicas, recomendamos o livro e o documentário intitulado “Nuestro veneno cotidiano, la responsabilidad de la industria química en la epidemia de las enfermedades crônicas”  da jornalista francesa Marie-Monique Robin que após dois anos de pesquisas chega a conclusão que a cadeia de alimentação está contaminada.
 O documentário está disponível com legenda em espanhol no Youtube, basta fazer uma busca no próprio youtube usando o título.
Para informações sobre a composição da cesta da semana e dias de entrega envie uma mensagem para: organicos@lagoaorganicos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário